top of page

 

Cidade Oculta é uma exposição que representa, através de maquetes, fachadas de 10 edificações históricas demolidas em Juiz de Fora.

Residências, indústrias, comércios, templos e equipamentos públicos... Resgatar construções que já foram perdidas nas camadas históricas urbanas nos remete à importância de lutar pela preservação do acervo arquitetônico e das memórias sociais. Representando inúmeras conexões esta exposição visa despertar o interesse na investigação e nas descobertas da história de nossa cidade reforçando a necessidade contínua do engajamento em educação patrimonial.

Capela da Glória
Pantaleone Arcuri
Colégio Mineiro
Chalé da Rio Branco
1ª Estação Central
Cine Popular
Dispensário
Mechânica Mineira
Residência Ekman
Biblioteca Municipal

‘’ Importante salientar que aquilo que se entende como Educação Patrimonial é um território complexo e pode ser situado nas fissuras interdisciplinares. Aponta a urgência de se debater sobre o assunto, que tem desdobramentos extraordinários para a dinâmica de gênese e de preservação do patrimônio cultural de forma global e também local. 

As maquetes de Felipe costuram os tempos com capricho, zelo e muita pesquisa. 

Temos um rico trabalho que convida a comunidade juiz-forana a se debruçar sobre sua história edificada, se reconhecer como sociedade e buscar sua nova construção cultural no devir.’’

Prof. Dr. Carlos Eduardo Ribeiro
Professor Adjunto do Departamento de Projeto, História e Teoria da FAU//UFJF

Acompanhe a exposição

28

OUTUBRO

2022

Inauguração de Cidade Oculta

No Teatro Paschoal Carlos Magno, o evento contou com repertório de música ao vivo inspirado no tema da exposição, interpretado por Thiago Miranda. Logo após, houve uma roda de conversa com especialistas do Patrimônio.

Educação Patrimonial | EEAH

A mostra na escola pública teve como objetivo conversar com os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, acerca da importância da preservação do patrimônio, além de demonstrar a relevância histórica da cidade. Curiosamente, a escola escolhida foi o local onde o autor da exposição estudou durante todo o período escolar.

NOVEMBRO

01

2022

02

NOVEMBRO

2022

Curta temporada no Wings Bar

Dos dias 02 a 04 de Novembro, o público pôde conhecer as maquetes expostas experimentando os melhores drinks e porções da Região Sul de Juiz de Fora. Em ambiente aconchegante, o Wings Bar recebeu nossa exposição e deu o que falar!

Shopping Jardim Norte 

Até o dia 04 de Dezembro de 2022 o público pode visitar a exposição no Espaço de Arte do Shopping Jardim Norte ( Piso L2).